29 junho 2015

Resenha de O Hobbit - J.R.R. Tolkien

Oi, gente! Aqui é o Dan com mais uma resenha pro'cês !! rsrs, vem comigo! ^^
Informações Básicas
Autor : J.R.R. Tolkien
Editora : WMF Martins Fontes
Tradução : Maria Isabel Morna Braga e Mário Braga
ISBN : 9788578276300
Ano : 2012 (6ª edição)
Páginas : 328
Sinopse : O Hobbit - Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!

Meu amigo, Wesley, sempre foi um fã de Tolkien e sempre dizia para eu ler um livro dele. Decidi então criar coragem e ler. E o meu primeiro livro do autor foi O Hobbit. Posso dizer que não me decepcionei com a leitura.
Bilbo é um ser muito fantástico e preguiçoso. Adora comer, fumar um bom cachimbo e descansar na sua casinha. Tem um grande preconceito com aventuras, já que sua família (os Bolseiros) vem de uma linhagem de Hobbits não-aventureiros. A maioria da espécie de Bilbo não tem ambição, só quer conforto para viver a velhice. 
Até que um dia tudo isso muda, quando um mago muito velho e aventureiro chamado Gandalf o visita e ainda aparece com seus companheiros anões convidando nosso PEQUENO herói para uma grande aventura pelo reino da Terrá Média, em busca do rico tesouro guardado por um grande, imenso e feroz dragão : Smaug!
Bilbo Bolseiro reluta bastante, mas os nossos persuasivos coadjuvantes o convencem. Eles então partem nessa incrível jornada, com ação, mistérios, seres mágicos e uma das coisas que os hobbits mais odeiam : aventura.
Eu adorei o livro. Antes, eu pensava que ia ter muita dificuldade na leitura, ia encontrar palavras difíceis e ia ser muito cansativo. Estava errado. O Hobbit é um livro que qualquer um pode amar, com tudo o que uma boa fantasia precisa. E o mais importante : qualquer um poder ler.
O autor consegue nos prender no livro, deixando o leitor encantado com todos os seres que lhes são apresentados, fazendo com que sua imaginação flua de uma maneira impressionante, imaginando as cenas mais simples até as mais complexas. Mas algumas partes são lentas. Por pouco tempo, mas são.
Vou confessar que o final não me agradou muito, mas todo o resto da história fez isso não parecer quase nada. 
As personalidades de Bilbo, Gandalf e dos anões são bem desenvolvidas e estruturadas, cada uma com suas qualidades e defeitos. O Bolseiro também aprende muito com seu amigo mago.

''Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte. Pois mesmo os muitos sábios não conseguem ver os dois lados.''
Gandalf para Frodo, O Senhor dos Anéis

Enfim, para quem quer ler O Senhor dos Anéis (assim como eu), aconselho que primeiro leia este livro, para se habitar com a escrita simples, divertida e emocionante de Tolkien. 
Não só o livro te encanta, mas como também o autor.

''Você perguntou-me uma vez, se eu tinha lhe contado tudo sobre minhas aventuras. Honestamente posso dizer que contei a verdade. Talvez eu não tenha contado toda ela.''
Gandalf para Frodo, O Senhor dos Anéis

Nota Final:
(4,5 de 5)

20 comentários:

  1. Eu penso a mesma coisa que você pensava, mas agora pretendo até ler já que você disse que a escrita não é tão difícil assim!

    Beijo,
    http://portaoazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana! Obrigado pela visita, seja bem-vinda.
      Leia, é muito bom mesmo, muito divertido e fácil de ler ^^
      Bjão *-*

      Vlt sempre.

      Excluir
  2. Eu não li o livro em si e sim uma HQ da história e adorei. Os filmes são ótimos também hehe. Mas li a trilogia do anel e amei a escrita do autor.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Nunca li essa hq, quero ler agora que você mencionou, rs. Quero muito ler O Senhor dos Anéis, parece ótimo! Também gostei bastante da escrita do Tolkien.
      Abraços ^^

      Excluir
  3. Oi, Dan! Tudo bem? Já tem uns três anos que quero ler O Hobbit, mas nunca consegui comprar o livro, acredita? Espero mudar isso e em breve consegui comprar o livro, pois algo me diz que vou amar essa obra! :) Já vi os três filmes que fizeram baseados no livro e gostei muito de todos! :D Parabéns pela resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi, Tony! Tudo bom e com você? ^^
      Compre e leia logo, você vai amar com certeza *-*
      Os filmes também são bem legais, se gostou deles vai gostar da obra escrita.
      Abração ^^

      Excluir
  4. Oi, Dan!
    Bem-vindo à blogosfera, e obrigada pela visita lá no blog <3
    Nossa, eu me sinto a única ET que não tem vontade de ler o Hobbit nem nada do gênero hahahaha

    Beijinhos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado eu, Soraya! Vou voltar sempre ^^
      Cada um com seu gênero, mas se um dia quiser se aventurar pela Ficção Fantástica, leia esse livro! É muito bom. Bjokas ;)

      ^^

      Excluir
  5. Eu nunca me interessei muito por ler o hobbit achando que seria uma leitura difícil, com um vocabulário difícil e coisas do tipo mas vi que posso ler sem medo. Não sou acostumada a ler muitos livros e fantasia com seres "estranhos" mas esse parece ser uma boa pedida para conhecer mais sobre esse universo. :D

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É com certeza, Beatriz! A história é tocante, desperta um sentimento muito legal na gente. Leia e não se arrependerá. Obrigado pela visita! Bjs ^^

      Excluir
  6. Oi Dan,
    Tbm adorei O Hobbit, é o meu livro preferido do Tolkien.
    Acho que o hobbit é um dos maiores exemplos sobre a jornada do heroi. Acompanhar a evolução de bilbo ao longo de tantas aventuras é fantástico.
    Lembro que teve um detalhe no final que eu tbm nao gostei mto, mas como vc, curti a obra como um todo.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexandre! Acho que tivemos a mesma situação na leitura desta obra, rs. O Bilbo é mesmo um exemplo de personagem que a gente segue os passos desde o começo do livro. Bem-vindo e volte sempre! Abraços :))

      Excluir
  7. Apesar de ser completamente APAIONADA pelos filmes, acredita que não consegui ler Tolkien? Tenho o primeiro livro da trilogia Senhor do Anéis em casa e já tentei ler duas vezes, mas não sei o que ocorre, a escrita dele é bem peculiar...

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Bem-vinda ao blog ^^
      Acho melhor você começar por ''O Hobbit'', a escrita do autor neste livro está impecável !! Bjs ^^

      Excluir
  8. Olá Dan,

    Esse livro está na minha lista de desejados e quero muito ler e minha curiosidade é enorme em relação a história, o filme é muito bom e o livro com certeza é melhor...parabéns pela resenha e pelo blog...abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marco! Com certeza você vai amar o livro! Boas leituras e um abraço ^^

      Excluir
  9. Eu sempre quis ler esse livro, mas nunca criei coragem de lÊ-lo. Sua resenha me deu inspiração hehehe

    Parabens pelo blog ^^

    http://coruujando.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo mesmo, Lays! Leia rápido, você não sabe que está perdendo *-*
      Mto obrigado, seja bem-vinda!!! ^^

      Excluir
  10. Oi Dan, tudo bem
    Peço desculpas pela demora, vim conhecer seu blog e retribuir sua visita. Também já estou te seguindo e curti sua página.
    Eu já vi os filmes do Senhor dos Anéis e é um dos meus queridinhos. Adoroooooo!!!! Mas nunca li os livros, confesso que tenho um pouco de receio, pois já ouvi comentários de que o autor é muito descritivo na narrativa. Mas sua resenha me empolgou. E pretendo seguir seu conselho começando por esse. Parabéns pela resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quê isso, Cila! Sua visita importa muito para mim, e é bem vinda em qualquer hora! Seja bem-vinda.
      Os filmes de O Senhor dos Anéis são ótimos mesmo. O Hobbit é taõ bom quanto, rs. Obrigado e até mais ^^
      Bjs :)

      Excluir