04 julho 2015

Resenha de ''Cidades de Papel'', de John Green!

Oi, gente! Estou aqui para fazer a resenha de um livro que mexeu muito comigo : Cidades de Papel, que acabou de ganhar uma adaptação no cinema. Confiram ^-^

Informações Básicas
Título : Cidades de Papel
Autor : John Green
Editora : Intrínseca
Ano : 2013 (1ª edição)
Páginas : 368

Sinopse : 
Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma.
Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte. Ele então começa uma busca por Margo, juntamente com seus amigos Lacey, Radar e Ben.

O livro conta uma história bastante simples, dividida em 3 partes. Na primeira parte, conhecemos os protagonistas, Quentin (conhecido como Q) e Margo. Q é um cara meio geek, nada popular na escola, mas que foi amigo de infância da garota, que é sua vizinha desde sempre e que estuda no mesmo ano que ele. 
Margo é super popular na escola, e pede para os valentões não ficarem zoando Q e seus amigos, Ben e Radar. Essa é a única comunicação que os dois tinham no último ano do ensino médio, quando já estavam para se formar. Nas últimas semanas do colégio, Margo descobre que a maioria dos que diziam seus amigos são falsos. Seu namorado a trai com sua melhor amiga e todas as outras garotas do colégio, que sempre babaram ela, a escondem tudo. 
Até que um dia uma amizade velha e pouco ativa volta, quando ela escala a janela de Quentin e o propõe um plano incrível e muito arriscado, de se vingar a quem sempre os enganaram e os maltrataram. Os dois então vivem um aventura de curtição, mas depois no dia seguinte de tudo ter sido perfeito, Margo some e Q irá faze de tudo para encontrá-la.  

Eu gostei bastante dos capítulos dessa primeira parte, pois John Green consegue mostrar o que, para muitos na vida real, é verdade : algumas pessoas parecem ser feitas de papel, com apenas duas dimensões e sem alguma profundidade. Só pensam no futuro, não vivem agora. Não sabem aproveitar a vida como ela deve ser aproveitada. São falsas, metidas e se acham porque poderão ter, algum dia, uma boa casa, com filhos de papel exemplares e um trabalho de papel de meio período que lhe paga 5 mil por mês, e viver em uma boa e rica cidade de papel e ter sonhos de papel. Mas e se o futuro não existir? 
O autor consegue passar lições de vida com uma linguagem jovem e rebelde, com palavrões, piadas de duplo sentido, coisas de adolescente. Mostra que, os alunos dessa escola de Orlando estão para se formar e só pensam na faculdade, em um estágio, em ser quem os outros querem que ela sejam, e não se mostram quem são de verdade.

~•~•~•~

A segunda parte mostra a jornada de Q ao encontrar (ou tentar encontrar) pistas deixadas por Margo, pois a garota sempre resolveu sumir por alguns dias, e não foi a primeira vez que isso acontecia. Mas ela sempre deixava pistas expostas, para seus pais descobrirem. Pais que ela dizia que eram de papel, que não deixavam ela ser quem ela era de verdade. Mas as pistas deixadas pela garota eram agora muito mais complexas e implícitas, difíceis de solucionar. 
Essa parte do livro não me agradou, pois para um livro voltado ao público jovem, acho que John Green colocou uma linguagem muito metafórica, sem sentido em algumas partes, difíceis de um adolescente entender e que, como aconteceu comigo, deixa algumas partes incompletas. Para mim, o autor pecou um pouco com tantas pistas e uma linguagem lenta, que não flui na cabeça. 
Graças a Deus que foi só na segunda parte.

~•~•~•~

A terceira e última parte é dividida em horas, as quais Q, seus amigos Ben e Radar e uma amiga de Margo a qual ela achava ser sua falsa a buscam em um carro, sem saber se a garota pode ou não estar viva. Ah, essa parte também tem um capítulo solto, que é o grande final do livro.
Achei bem legal a ideia das horas, gostei bastante da escrita do autor nesse capítulo. Se a segunda parte tivesse sido assim, o livro ia ser impecável. O jeito jovem da escrita de Green volta, agora com os adolescentes em situações constrangedores e bem divertidas. Tem também um pouco de filosofia, mas sem exagero como nas pistas e pensamentos deixados por Margo.
Achei o final bem óbvio, acho que qualquer um que prestar atenção na leitura irá imaginar isso. Não tem mistério algum como eu achei que teria. Mesmo assim é bem emocionante, mas também meio confuso. Também não gostei do fato de o autor parar a história em um certo ponto, sem mostrar um futuro próximo, distante ou algo assim.

Quotes :
"Isso sempre me pareceu tão ridículo, que as pessoas pudessem querer ficar com alguém só por causa da beleza. É como escolher o cereal de manhã pela cor, e não pelo sabor." 


"Quanto mais eu trabalho, mais percebo que os seres humanos carecem de bons espelhos. É muito difícil para qualquer um mostrar a nós como somos de fato, e é muito difícil para nós mostrarmos aos outros o que sentimos."

“- De perto tudo é mais feio. – disse ela.
- Não você. – respondi sem pensar.”

Nota Final:
(4 de 5)

50 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Esse livro é tão gostoso em ler, em todos os livros de John esse é o meu quarto livro favorito do autor haha, estou muito empolgada para o filme <3 Parabéns pela resenha.
    Fique com Deus
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! Seja bem-vinda ^.^ Td bem e com você?
      Mto obrigado pelos elogios. Uma das minhas metas para o segundo semestre é ler todos os livros do tio John *-* irei comprar todos :)))

      Obrigado pela visita e pelo comentário, fique com Deus tbm ^^

      Excluir
  2. Hey, Dan!
    Eu sempre ouço falarem bastante sobre essa obra, mas nunca tive um interesse profundo para lê-la. Quer dizer, só em ler a sinopse acho meio clichê, parado e, além do mais, não é meu tipo de leitura...
    Mas posso dizer que sua resenha me deixou curiosa para saber o que aconteceu com a personagem, mesmo não gostando muito de como a história aconteceu. Talvez um dia eu dê uma chance. :3

    Beijos,
    Império Imaginário | Goulart, F.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! O livro é uma bastante agradável e divertido, dê uma chance para conhecer um pouco a escrita do autor ;)
      Bjs do Dan ^^

      Excluir
  3. Oi Dan, tudo bem?
    Cidades de papel tem sido o bam bam bam do momento por conta da adaptação, mas essa proposta não me atrai, não é um enredo que chama minha atenção.
    Você não é o primeiro a elogiar tanto essa obra, mas é o primeiro que eu vejo citando alguns pontos negativos, gostei disso, me mostrou o outro lado dele.
    Enfim, não pretendo fazer a leitura, mas vou assistir o filme, talvez eu mude de ideia quanto ao livro.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! O enredo também não me interessou muito, mas queria poder ler antes da pré-estréia e também para conhecer a escrita do autor. Além do mais, minha meta é ler todos os livros dele até o final do ano :)
      Obrigado pelos elogios, espero que a adaptação a agrade!


      Bjs ^^

      Excluir
  4. Oi, tudo joia?
    Então, eu não tive muitas experiências boas com os livro do tio John, porque sempre me deixavam na bad, e o gênero não é meu preferido... Dessa vez vou ver o filme antes (logo logo, estou super ansiosa hahaha), e se eu gostar com certeza vou ler. Vejo muitas resenhas positivas sobre ele, e isso me deixa bem curiosa, mas dessa vez farei diferente hahaha (não me julge). Ótima resenha *--*

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joice! Tudo Joice e com você?? Rsrsrs ^^
      Eu gostei da escrita do tio John, apesar dele pecar um pouco colocando muita filosofia num livro pra jovens :/ Mas recomendo você ler o livro. Espero que goste da adaptação, boas leituras e obrigado pelos elogios. Bjsss

      Excluir
  5. Olá,
    Eu já li um livro do autor e não tive uma experiência muito bacana, por isso nem li outras obras dele, apesar de ter O Teorema (...) aqui em casa. Mas gostei da sua resenha.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês! Que pena que não gostaste da escrita do Green, espero que tenha boas leituras nas próximas obras que ler ;) Beijos e obrigado pelo elogio ^^

      Excluir
  6. Oi, Tudo Bom?
    Obrigada por seguir o blog, estou seguindo o seu tambem!
    Não gostei mt do livro cidades de papel, mas pretendo assistir o filme!
    Sucesso com o blog !
    Gi
    www.apenaslivreando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gislany! Seja bem-vinda ^^
      Que pena que não gostou do lviro :/ Também pretendo assistir o filme *-*
      Obrigado pelos elogios e por me desejar sucesso, tudo em dobro para você.

      Até mais :)

      Excluir
  7. Olá, Dan!

    Eu não sou muito fã do John, mas comecei a ler o livro por conta do clima de estréia do filme, e até agora estou amando! Que bom que você gostou também.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mlyane. Seja bem-vinda ^^
      Uma boa leitura para você, também quero muito ver o filme *-*
      Bjs

      Excluir
  8. Oi Dan,
    Cidades de Papel é um dos meus livros preferidos do John. Acho mto bacana toda a reflexão que ele consegue provocar no leitor. E sem falar que me identifiquei bastante com a visão de mundo de Margo. Agora, é esperar pelo filme.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexandre! O livro é bastante reflexivo mesmo, mas acho que não foi no clima jovem que achei que o John escrevia :/ Mas gostei bastante.
      Também espero ansioso pelo filme.

      Abraços :)

      Excluir
  9. Adorei sua resenha!
    Acho que esse será o primeiro livro que vou ler desse autor.
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tati! Espero que tenha uma leitura agradável ;)
      Abraços :))

      Excluir
  10. Oi, Dan! Tudo bem? Olha, eu não gostei muito de Cidades de Papel não... Dos livros do John, esse é o que mais me desagrada. Não irei falar os motivos, por causa dos spoilers... Mas enfim, concordo com várias coisas que você citou na resenha. ^^

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony. Que bom que temos algumas opiniões iguais, o livro também me decepcionou um pouco :/
      Abraço :))

      Excluir
  11. Olá Dan. Td bem?
    Adorei seu blog.
    Ótima resenha, estou super curiosa para ler esse livro, principalmente antes de ver o filme. ^^
    Quem sabe nesse mês que estou de férias eu consiga encaixá-lo na minha lista de leitura.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carolina! Tudo bom e com você?!
      Obrigado pelos elogios, seja muito bem-vinda. Leia quando puder ;)

      Bjs ^^

      Excluir
  12. Oiiii
    Eu gostei muito desse livro também, embora não seja a fã mais entusiasta de John Green.
    Estou curiosa para ver o filme.
    Beijos
    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Soraya!
      Acho que temos pensamentos parecidos *-*
      Bjs ^^

      Excluir
  13. Oi Dani,
    Uauuuu simplesmente amei sua resenha, bem elaborada o que me fez querer ler o livro em breve, mas como estou na maratona e minhas semanas são cheias, não vai dar nesse mês, mas pretendo pegar esse livro para ler o quanto antes. Obrigada pela visita ao blog e pelo carinho. Bjos Elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elisandra!!
      Obrigado pelos elogios, muito obrigado pelo seu comentário lindo ^^
      Leia quando puder ;)

      Bjs *-*

      Excluir
  14. Pensa numa pessoa que ainda não leu esse livro e depois dessa resenha ta surtando querendo ler ele tipo pra ontem * brincadeiras a parte * o livro é top demais ja ouvi ótimos comentários sobre ele.
    E eu to querendo muito assistir o filme
    Parabéns pela resenha ficou muito boa
    Beijos
    http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Obrigado pelos elogios!
      haha, que bom que gostou, espero que tenha uma boa leitura.
      Bjs :)

      Excluir
  15. Cidades de papel foi simplesmente um dos piores livros que li esse ano, é engraçado como um único livro causa tanto efeito diferente em cada pessoa ne. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Obrigado pelos elogios. Sério?! O_O
      Nossa, espero que suas próximas leituras sejam ótimas ^^
      Bjs

      Excluir
  16. Oi Dan!
    Gostei muito da resenha! Porém, não tenho muita vontade de ler mais nada do John Green desde que li A Culpa é das Estrelas e peguei spoilers de Quem é Você, Alasca?, acho que a fórmula é muito parecida. Talvez confira o filme.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscilla!
      Obrigados pelos elogios. Odeio spoilers D: Estou ansioso para ler Quem é você, Alasca?.
      Estou ansioso pelo filme ^^

      Bjs e boas leituras *-*

      Excluir
  17. Oiii Dani, confesso que admiro quem lê livros nesse estilo, eu simplesmente não saio do primeiro capítulo :x

    Adorei sua resenha, parabéns :D

    http://coruujando.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi, Lays! Tente ler um dia *-* Espero que tenha uma boa experiência :3
      Obrigado pelos elogios e bjinhos ^^

      Excluir
  18. Oie Dan =)

    Li apenas A Culpa é das Estrelas do John Green e não sei se fiquei meio "traumatizada", mas não tenho muito interesse em ler mais nada dele.
    Fico feliz em saber que você curtiu a leitura, mas eu no momento passo rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane!
      Espero ler esse outro livro dele, e espero não me decepcionar.
      Boas leituras e mtos bjs ^^

      Excluir
  19. Gostei bastante da sua resenha, ficou muito bem feita. Achei muito interessante a mensagem que o livro passa, mas não lerei. Já li dois livros do autor e os dois me decepcionaram. por isso por enquanto pelo menos não lerei mais nenhum livro dele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Que pena que se decepcionou com os livros. Muito obrigado pelos elogios e espero que suas próximas leituras sejam ótimas!! Abraços :)

      Excluir
  20. Esse é um dos livros que eu mais gosto do John Green mas o final não é um dos meus preferidos. O que eu mais gosto nele são os questionamentos sobre as pessoas, sobre a cidade e aquele poema da Margô. Uma pena que a leitura não tenha sido 100% né? Mas acho que é até normal. Vi muita gente não gostando de cidades de papel.

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beatriz! Com certeza, o título faz jus ao que o livro quer passar, e que cumpre essa missão. Espero que as minhas próximas leituras do tio John sejam melhores ^^

      Bjs :)

      Excluir
  21. Olá Dan.
    Nunca li nada de John Green. Então não posso argumentar sobre o autor. Mas sua resenha ficou muito bem elaborada. Quem sabe esse não será o primeiro?!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu estou doida pra ver o filme. Não vai dar tempo de ler o livro, pois o filme já está aqui.
    Mas a história parece ser bem legal. O final realmente é óbvio. Mas mesmo assim quero saber como a história vai se desenrolar.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oii Dan, tudo bem? Cidades de Papel foi a minha última leitura, gostei bastante do livro mas assim como você fiquei um pouco perdida em certos momentos. Em minha opinião achei a personagem da Margo muuuuito confusa. Na terceira parte do livro que se passa em horas eu me mateeeeei rindo na parte em que um dos personagens precisa ir ao banheiro ( não vou falar o nome porque seria spoiler). Super boa a resenha! Bjão
    http://lendoemqualquerlugar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Dan! Dos 3 livros que li do Green esse foi o que menos gostei. Achei a escrita meio arrastada, não consegui me envolver com os personagens. Mas em compensação o filme é maravilhoso, vale muito a pena! O foco foi diferente e deixou a história mais coesa.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Dan,
    Primeira vez visitando o blog, adorei rsrs.
    Cidades de Papel foi uma boa leitura para mim também, porem concordo com você que não teve esse mistério todo que eu imaginava, acho que me decepcionei um pouquinho com a falta de mistério :/
    Mas é um livro ótimo rsrs.
    Seguindo de volta!
    Até mais!
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá Dan, tudo bem?

    Estou impressionada com o seu blog, com resenhas e livros incríveis! Sobre o livro Cidades de Papel o conheci através de uma amiga, estou super curiosa para ler esse livro, mas estou dividida se espero o filme ou se parto para a leitura mesmo.
    Muito obrigada pela visita na minha página, e confesso que amei o seu blog, pode ter certeza que estarei sempre aqui também.

    Até mais,

    *Pathy*
    http://lendoemqualquerlugar.blogspot.com/
    http://pathyeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Oi Dan!
    Eu gostei muito do começo desse livro, mas o final para mim, deixou excessivamente a desejar, infelizmente :(

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir