13 março 2016

Resenha: Jane Eyre - Charlotte Brontë

Oi, pessoal!
Mais uma resenha para vocês, de um livro que me marcou muito, espero que gostem.
Jane Eyre
Livro: Jane Eyre
Autora: Charlotte Brontë
Editora: Martin Claret
Edição: 2014
Páginas: 780
Sinopse:
Jane Eyre, romance de estreia da consagrada e renomada escritora inglesa Charlotte Brontë, narra a história de vida da heroína homônima. Quebrando paradigmas e criticando a realidade vitoriana da época, Jane Eyre desafia o destino imposto às mulheres e as posições sociais que elas deveriam ocupar. Recheado de características góticas, o romance possui personagens inesquecíveis e transformadores, como a figura do misterioso Rochester, patrão de Jane e peça vital da narrativa.

*****

O livro começa contando a história de uma órfã, Jane Eyre, que sofre muitas injustiças por parte da tia e dos primos que, depois da morte dos pais e do tio, ficaram encarregados de cuidar dela. Vemos uma evolução por parte da protagonista, que se transforma em uma mulher madura e independente, até que vai trabalhar com o Senhor Rochester. A partir daí sua vida sofre muitas reviravoltas fazendo o leitor vibrar e torcer, sem desgrudar os olhos, até a última página.
"- Não vai voltar? Não irá encontrar-me, salvar-me? Meu amor profundo, minha aflição, minha súplica, tudo isso não significa nada para você? (...) Retire-se então. Eu permito. Mas lembre-se abandonando-me aqui angustiado. Suba para o seu quarto, pense bem sobre tudo que eu falei, e Jane, olhe para o meu sofrimento. Pense em mim."
Um livro bem simples de se entender, mas com uma linguagem tão poética que atinge o fundo de sua alma. Jane Eyre é uma das personagens mais bem construídas que eu já li. Espero ter a oportunidade de ler em breve mais de sua obra magnífica. Quando eu terminei de ler, eu abracei o livro e soltei um sorriso bobo, e senti a vontade de ter lido mais devagar. Sem dúvida, o melhor livro que eu li este ano. Não sei se algum irá ultrapassá-lo, mas o ano começou agora, então tudo é possível.
 
(5 de 5, favoritado)

4 comentários:

  1. Oi Dan
    Este é um dos meus livros preferidos, acho que já li umas 3 vezes. Fiquei tão feliz de saber que você gostou também, estas obras clássicas são imperdíveis.
    obs: sempre que comentar no meu blog coloque o link do seu que retribuo o comentário.
    Abraços,

    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio do KIT Jovens de Elite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gisela!
      Aqui não é o Dan, é o Jorge, um colaborador do blog (fui eu que fiz o post).
      Fico feliz em saber que você também gostou, um dos livros que, na minha opinião, ficaram marcados para sempre!

      Excluir
  2. Eu não sou muito de ler romances, mas tenho o marcador de página desse livro e acho lindo, apesar de nunca tivesse lido a sinopse. Hoje lendo sua resenha, percebi que a história parece ser muito legal :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é muito legal sim! Leia, não irá se arrepender!

      Excluir