07 agosto 2015

Resenha : A Revolução dos Bichos - George Orwell

Oi, gente! Tudo bom?! Estou aqui para fazer a resenha de uma distopia : A Revolução dos Bichos. Vem comigo!

Informações Básicas :
Título : A Revolução dos Bichos
Autor : George Orwell (Posfácio de Christopher Hitchens)
Páginas : 152
Editora : Companhias das Letras
Idioma : Português

Sinopse :
A Revolução dos Bichos - Cansados da exploração a que são submetidos pelos humanos, os animais da Granja do Solar rebelam-se contra seus donos e tomam posse da fazenda, com o objetivo de instituir um sistema cooperativo e agualitário, sob o slogan "Quatro pernas bom, duas pernas ruim".
Mas não demora muito para que alguns bichos - em mais particular os mais inteligentes, os porcos - voltem a usufruir de privilégios, reinstituindo aos poucos um regime de opressão, agora inspirado no lema "Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros". A história da insurreição libertária dos animais é reescrita de modo a justificar a nova tirania, e os dissidentes desaparecem ou são silenciados a força.
Instrumentalizada na época da Guerra Fria como arma anticomunista. A revolução dos bichos transcende os marcos históricos da ditadura stalinista que a inspirou e resplandece hoje,passados mais de sessenta anos de seu surgimento, como uma das mais extraordinárias fábulas sobre o poder que a literatura já produziu.

O clássico contemporâneo e moderno de George Orwell, renomado autor revolucionário, tem o grande e corajoso objetivo de criticar os russos na Guerra Fria, utilizando  de humor, escrita impecável, momentos reflexivos e de uma ideia original. 
A história é simples : bichos de uma granja que se revoltam contra seu dono e revolucionam a fazenda, a transformando na Granja dos Bichos. No começo, a situação está controlada. Dois porcos (retratados no livro como os seres mais inteligentes do lugar, uma critica aos generais e militares) organizam de forma adequada os bichos. Estão todos felizes e tranquilos, porém um dos porcos, Napoleão, acaba se rebelando contra o seu companheiro, Bola-de-neve e impõe uma espécie de ditadura opressiva contra os bichos, fazendo tudo de ruim para eles e escondendo os vestígios de seus atos, enganando os outros animais, considerados inferiores intelectualmente. 
O final do livro surpreende, e resume todo seu desfecho com uma cena que mostra bem no que algumas pessoas se transformam ao final de tudo. 
A Revolução dos Bichos é uma obra prima, contemporânea e realista. O período das guerras que o livro critica está presente até hoje, com a ignorância e o abuso de poder dos ''chefões''. Ao todo, o livro mostra que os verdadeiros porcos da sociedade somos nós, os humanos.

Recomendo a leitura também para aqueles que não conhecem tanto do assunto de guerras e tudo mais (como eu), pois é uma bela fábula e muito gostosa de se ler.

Nota Final : 


Extras

Capas estrangeiras (Animal Farm)

Adaptações

Artes

Espero que tenham gostado. Abraços :)

9 comentários:

  1. Olá, Dan!
    Gostei muito da resenha,achei extraordinária, está na minha lista de leituras, é um tipo de História simples , mas com algo à apresentar
    Um abraço

    Www.doctorleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dan! Tudo bem? Eu sempre tive muita vontade de ler "A Revolução dos Bichos", mas não sabia de muitas coisas a respeito de seu enredo. Agora que soube, eu achei a premissa da obra genial! Preciso ler o livro mais rápido possível! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Dan,

    Sempre via esse livro pela blogosfera, mas nunca tinha prestado atenção. Adorei a resenha! Pretendo ler sim, a premissa é ótima.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Vontade não falta em querer ler esse livro, mas fico sempre com o pé atrás por causa justamente desses bichos. Tenho lá minha impressão de que não vou gostar da leitura justamente por causa disso.
    Mesmo assim ele ainda está na lista de futura leituras.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Menino que resenha ótima, viu!
    Já vi esse livro e realmente nunca me despertou interesse, confesso que pela capa. Sou bem visual com livros e não acho a capa legal, mas lendo o que vc escreveu eu realmente fiquei tentado a ler.

    Um abraço.
    - Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Muita gente comenta desse livro como um clássico fantástico. Tenho vontade de lê-lo e sua resenha me empolgou ainda mais. Já tinha visto pouca coisa sobre ele e gostei ainda mais.

    Seguindo o blog!
    Nos visita também: http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dan! Tudo bem?
    Preciso dizer que adorei sua escrita aqui no blog. Adorei a resenha. Sabe que eu sempre vejo esse livro por aí, mas nunca parei pra ler a fundo ?! Enfim, vendo sua resenha, parece uma história muito divertida e que proporciona muita aprendizagem.
    Seguindo o blog. Até mais!
    Abraços
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Apesar de achar a idéia do autor bem doida ainda tenho vontade de ler, espero gostar como voce!
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  9. Oi Dan!

    Eu gostei bastante dessa leitura também, até cheguei a fazer uma resenha em meu blog!
    A escrita irônica do autor sobre os conflitos é muito interessante :)

    Gostei da resenha,
    Beijos!

    Ah, tem sorteio lá no blog ;)
    http://www.choqueliterario.blogspot.com.br/2015/07/especial-1-ano-de-blog-sorteio.html

    ResponderExcluir